Nucane chega ao Brasil para revolucionar o mercado açucareiro

MARCOS MOLINARO, DIRETOR REGIONAL DA NUTRITION INNOVATION NA AMÉRICA LATINA, E DAVID KANNAR E MATTHEW GODFREY, FUNDADOR E CEO DA EMPRESA, RESPECTIVAMENTE (FOTO: RAFAEL CARNEIRO/ ÉPOCA NEGÓCIOS)

MARCOS MOLINARO, DIRETOR REGIONAL DA NUTRITION INNOVATION NA AMÉRICA LATINA, E DAVID KANNAR E MATTHEW GODFREY, FUNDADOR E CEO DA EMPRESA, RESPECTIVAMENTE (FOTO: RAFAEL CARNEIRO/ ÉPOCA NEGÓCIOS)

Feito com 100% de cana-de-açúcar natural e sem refino, a nova forma de produzir apresenta índice glicêmico baixo, retenção de mais nutrientes e ótima estabilidade.

São Paulo, 12 de setembro de 2018 - A busca atual pela produção de alimentos cada vez mais naturais e menos nocivos somadas a epidemia mundial de obesidade e de diabetes, fez com que o açúcar refinado se tornasse um "vilão". Com isso a demanda mundial do mercado de açúcar caiu acentuadamente e surgiram diversas opções de substitutos, como o açúcar mascavo e o açúcar retirado de outras matérias primas como o coco. No entanto, nem todos têm o mesmo dulçor, índice glicêmico ou valor competitivo.      

O Brasil é o 2º maior consumidor de açúcar refinado do mundo, consumindo mais de 10 milhões de toneladas por ano, com um valor estimado de US$4 bilhões. Em média cada pessoa consome cerca de 50 kg/ano. Assim como no restante do mundo, o país também apresenta números alarmantes na saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade teve um aumento de 60% entre 2007 e 2016, e a diabetes Tipo 1 e 2 subiu também 61%. Sendo que 1 em cada 3 crianças têm sobrepeso e 1 em cada 5 são obesas.

Pensando em oferecer uma nova solução que beneficie tanto os produtores, como também a indústria alimentícia e o próprio consumidor, o fundador e CSO da Nutrition Innovation, Dr. David Kannar, desenvolveu uma tecnologia de varredura infravermelha que avalia a composição da cana-de-açúcar bruta sintetizando qual o processo que deverá ser utilizado para produzir um produto final estável, com o índice glicêmico baixo e com maior número de sais minerais, antioxidantes e polifenóis naturais.

As vantagens do Nucane são diversas, como por exemplo o índice glicêmico de no máximo 55 que fica bem abaixo dos 80 e 92 do açúcar mascavo e do refinado. Como é produzido com cana-de-açúcar 100% natural tem o sabor igual ao do refinado, sendo que em receitas que se tem um alto nível de açúcar o dulçor do Nucane fica mais acentuado, resultando na utilização de menor quantidade do produto. Além disso, o preço de venda será igual ao do açúcar refinado.

A tecnologia inovadora começou a ser fabricada em escala industrial desde janeiro na Austrália, em parceria com diversas empresas como a Sunshine Sugar, e conta com diversos produtos. O Brasil é o segundo mercado a receber a tecnologia, já que está entre os três maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo e é o terceiro maior produtor de confeitos.

O maior parceiro local é o Grupo Virgolino de Oliveira, que detêm 1,5% do market share nacional de açúcar e produz 400 mil toneladas/ano. A companhia atualmente exporta toda sua produção, sendo que já vendeu a primeira leva de Nucane para a Malásia. O objetivo é na próxima safra produzir 250 mil toneladas de Nucane que serão comercializadas internamente com o título de açúcar Nucane.

De acordo com Matthew Godfrey, CEO da Nutrition Innovation, o Brasil tem um potencial enorme para desenvolver através da tecnologia: "O Nucane é uma solução que pode auxiliar tanto os produtores a terem um novo produto com um baixo investimento e utilizando o espaço e cultivo que já possuem, como também é uma opção para a indústria alimentícia oferecer produtos mais saudáveis, com mesmo sabor e por um preço competitivo. Tendo assim a possibilidade de reverter o quadro nacional de obesidade e diabetes".       

A Nucane conta agora com o diretor regional Marcos Molinaro e a parceria da Enerfo para ampliar a presença da tecnologia no mercado nacional. Nos próximos 2 anos serão investidos cerca de US$8 milhões e a meta é conquistar 5% do market share nos próximos 5 anos.

Sobre o Nucane™, o bom açúcar - O Nucane é uma nova abordagem revolucionária para produzir uma especificação de açúcar mais saudável. Inventada pelo Dr. David Kannar, permite que produtores de açúcar em qualquer parte do mundo produzam Nucane em escala indústrial, de forma rápida e eficaz. O objetivo da Nucane é ajudar o mundo a combater a obesidade e o diabetes, oferecendo escolhas mais saudáveis para marcas e pessoas em todos os lugares. A Nucane e o logotipo da Nucane são licenciados pela Nutrition Innovation Singapore Pte Ltd.

SOURCE: www.premiovisao.com

Darcy Fray